domingo, 24 de março de 2013

PAP - Bolsa Carteiro

Olá meninas!

Dia 19/03 foi o dia do artesão, e como prometi lá no Facebook, estou trazendo um passo a passo para vocês. Espero ajudar aquelas que estão começando! :)

Bolsa Carteiro - pequena




Material:

Para o corpo da bolsa:
- 1 retângulo de 24 cm de largura x 45 cm de altura (tecido externo);
- 2 retângulos de 24 cm de largura x 23 cm de altura (tecido do forro).

Para a aba de fechamento:
- 2 retângulos de 21 cm (largura) x 16 cm (altura), sendo um no tecido externo e outro no forro.

Alça:
- 2 tiras de 5 cm de largura x 1,5 m de comprimento;
- 2 tirinhas de 5 cm x 12 cm.
- 1 regulador de metal de aprox. 2 cm de largura;
- 1 passante de metal de aprox. 2 cm de largura.

Você vai precisar também de:
- Manta de sua preferência*, para o corpo e aba da bolsa;
- Botão magnético - usei 2 do menorzinho (14 mm de diâmetro).

* Eu usei, nesse caso, a manta Polly R2 (200 g), que é mais grossinha, no corpo da bolsa (somente no tecido externo). Na aba, usei a manta Polly R2 (100 g) no tecido externo, e no forro uma manta bem fininha, a Jade 100. Vale lembrar que essas mantas são da Pegorari, e os nomes são dados pelo fabricante, mas talvez vc não encontre com esses nomes, ou em sua cidade não tenha todos os tipos de manta. A manta R2 possui cola dos 2 lados. Vc pode substituí-la pela R1, que possui cola em apenas um lado, mas eu prefiro sempre a R2 porque ela cola melhor a ferro, e fica mais firme para quiltar. A manta Jade é bem fininha, mais fina que um feltro, e gosto de usar no forro da aba porque será ali que vamos aplicar o botão imantado, e a manta ajuda a dar uma estrutura melhor para que, com o uso constante da bolsa, o botão não rasgue o tecido do forro com facilidade.

Mãos à obra!
(Clique nas imagens para ampliá-las)

Vamos começar preparando a alça.
Pegue as duas tiras de 1,5 m, junte direito com direito, e feche uma lateral, dando retrocesso no começo e no final.



Passe a ferro, abrindo a costura (e não é pra reparar no meu ferro velhinho e na tábua com tecido amarelado, rsrs):


Dobre as laterais em direção ao centro, como abaixo, e passe para vincar bem. Faça um lado de cada vez (eu dobrei os 2 juntos somente para mostrar como deve ficar).


Feito isso, dobre novamente ao meio, e passe a ferro:


Passe a costura em todo o comprimento, bem na beiradinha, para fechar a alça e já ficar como pesponto de acabamento. Pesponte também o outro lado que já está fechado.
Repita todo o procedimento com as tirinhas de 12 cm.
Agora é só deixar preparada a alça, colocando o regulador e passante. Já ensinei todo esse processo AQUI, então, se não souber como fazer, é só clicar e seguir o PAP.

Vamos ao corpo da bolsa!
Pegue o retângulo de 24 x 45 cm (tecido externo), e o retângulo menor da aba (tecido externo). Coloque-os sobre as respectivas mantas, e corte as mantas um pouco maior. Lembrando que usei a manta R2 (gramatura 200 para o corpo da bolsa, e gramatura 100 para a aba). Passe a ferro, com cuidado, para colar bem. Caso sua manta não cole, poderá usar spray de cola temporária, específico para essa finalidade.


Agora é hora de quiltar. É possível montar a bolsa sem quilt, mas fica mais difícil manusear, pois o tecido pode descolar. Além disso, a costura do quilt ajuda a estruturar melhor a bolsa e dá um charme extra.
Fiz o quilt na diagonal. Para isso, é só riscar com giz de costura, a 45 graus, fazendo as linhas de 4 em 4 cm.
Use sempre o pé de quilt reto para fazer esse trabalho. O pé comum pode enrugar o tecido, por causa do volume da manta, e formar pregas indesejadas no seu trabalho.


Com o quilt pronto, corte o excesso de manta. Faça um arredondado na aba, usando algum objeto redondo como molde. Eu fiz um círculo de papel de 5 cm de diâmetro, e tracei as bordas. Recorte.
Eis o nosso material para a montagem da bolsa:


Como eu havia explicado, uso uma manta fininha no forro da aba, para que o botão fique mais firme. Então é só cortar a manta num tamanho um pouco maior, e quiltar também. Faço um quilt mais simples, com costuras na vertical, a uma distância de +/- 5 cm. Nessa parte do forro vc não precisa arredondar nem cortar as sobras de manta antes, pois vamos unir com o tecido externo já quiltado e arredondado.


Posicione tecido e forro da aba, direito com direito, prenda com alfinetes e feche a volta, deixando aberto na parte de cima, onde não tem o arredondado.


Corte as sobras de manta, fazendo também o arredondado no forro, e desvire. Não é preciso dar piques na parte redonda. Use algum objeto para abrir a costura por dentro; cuidado para não usar algo muito pontudo e furar o tecido. Eu geralmente uso um palitinho daqueles de comida japonesa (hashi) ou a bundinha de uma agulha de crochê não muito fina. Faça com cuidado para não estragar a costura.
Eu acabei esquecendo de fotografar a aba já protinha após esse processo, mas não tem segredo. Depois disso, passe a ferro com cuidado, para assentar a costura, e rebata a costura com um pesponto bem bonito na beirada da aba.

Com a aba pronta, vamos colocar o botão de ímã. No tecido do forro, faremos as marcações assim:
Trace um risco a 3 cm da borda de baixo. Depois, em cada lateral, marque com um risco a 4,5 cm. Nesse encontro do risco vertical com o horizontal, vc vai posicionar a chapinha do botão, para marcar.


Marque, então, com uma caneta, os lugares onde serão feitos os cortes para colocar o botão:


Com desmanchador de costura, faça os cortinhos nas marcações. Cuidado para não cortar o tecido do outro lado. O corte deve ser apenas no tecido do forro e manta que está presa nele.


Na aba vc vai usar o lado mais fininho do botão (a parte mais grossa fica no corpo da bolsa). Insira nos buraquinhos, e por dentro, onde está a manta, use como reforço um pequeno pedaço de manta (use a chapinha para marcar e fazer os mesmos cortinhos), coloque esse reforço lá dentro, e por cima a chapinha. Então, dobre as bordinhas do botão para o lado de fora, porque dá mais estabilidade na fixação do botão.
Obs: não fiz foto desta parte, mas se tiver dúvida, mais abaixo teremos a foto da colocação do outro lado do botão no corpo da bolsa, cujo processo é o mesmo.


Agora vamos colocar a aba no corpo da bolsa.
Posicione a aba como na foto, tecido externo com tecido externo, centralizando a aba na largura do corpo da bolsa.


Prenda com alfinete, e passe uma costura.
Agora dobre ao meio o corpo da bolsa e feche as laterais.
Pegue os 2 retângulos do forro, feche as laterais e embaixo, mas lembrando de deixar uma abertura embaixo para desvirar a bolsa depois.
Ficam assim:


Agora é a hora de faz os cantinhos da bolsa, como de caixa de leite. Posicione o cantinho, no encontro da lateral com o fundo, como abaixo, e confira as medidas para fazer a marcação: na alturinha meça 1,5 cm; então, na largura, vc verá que ficará com 3 cm (veja se está bem centralizado, com 1,5 cm de cada lado da costura central). Passe um risco, alfinete e passe a costura sobre o risco. Esse processo vc vai fazer no forro e no tecido externo.


Corte as pontinhas que sobraram, e o resultado será esse (lembrando que deve ser feito no tecido externo também):


Agora pegue o corpo da bolsa (tecido externo) e desvire. Vamos prender a alça (que já está prontinha) com alfinete, deixando-a bem centralizada nas costuras laterais.


Prenda o outro lado da alça também, e passe a costura. Muito cuidado para colocar a alça na posição correta, sem torcê-la.

Agora não podemos nos esquecer da outra parte do botão, no corpo da bolsa. Trace um risco paralelo à borda da bolsa, marcando +/- 7,5 cm da boca (o meu risco está em azul, amplie a foto para ver melhor). Esse risco será sua guia para que um botão não fique mais alto que outro. Venha com a aba, como se fosse fechar a bolsa, e posicione os 2 botões na linha guia que traçamos. Faça uma marquinha com caneta, e confira se a distância dessa marquinha até a lateral da bolsa está sendo a mesma para os 2 lados.


Coloque, então, a chapinha do botão, com o meio bem na marquinha que fizemos, marque os locais onde faremos os cortes, e vamos colocar os botões.


Por dentro, ali estão as abinhas dos botões:


Como fizemos com o botão na aba da bolsa, coloque também um pedacinho de manta como reforço, e a chapinha por cima.


Dobre as abinhas do botão para o lado de fora, usando a ponta da tesoura.


O resultado é esse, por dentro:


E por fora, fica assim:


Deixe o corpo da bolsa, assim, com o direito para fora, e o forro deve ficar com o avesso para fora. Coloque, então, a bolsa dentro do forro, e prenda toda a volta com alfinete, para passarmos a costura de fechamento.


Puxe a alça pela abertura que deixamos no forro, para acomodar melhor uma parte dentro da outra, e não fazer volume desnecessário:


Após fechar toda a volta da boca, desvire a bolsa pela abertura do forro. Feche a abertura com pontos invisíveis, ou com uma costura à máquina bem rente.
Acomode o forro dentro da bolsa, bem certinho, e prenda com afinetes, para passar uma costura de acabamento em toda a volta da boca da bolsa. Fica assim:


Bolsa terminada! É hora de sair pra passear! :)



Quem fizer, me mande o link da foto. É super bacana ver o resultado!

Um beijo,
Vivi

Conheça nossa loja virtual de tecidos e acessórios para artesanato e patchwork: Vita Colorita Supplies.

27 comentários:

  1. Adorei o PaP.

    Linda semana !!

    http://blog.bysandraduarte.com

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada pelo PAP!!!!!

    Adorei!!

    bjos
    Ivana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Ivana!
      Quando fizer, me mostra a foto! :)
      Beijos

      Excluir
  3. Que lindo!!! Adorei! A bolsa ficou um charme...
    Abraços
    Lazara
    atelielanina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Legal Vivi!!! Muito grata pelo PAP! Você saberia uma forma de também colocar zíper nessa bolsinha?

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sara!

      Que bom que gostou!

      Olha, dá pra colocar zíper, sim, porém fica bem mais trabalhosa na hora de unir bolsa e forro. O problema é que não tem como explicar só escrevendo, rs.

      Beijinhos!

      Excluir
  5. Ei Vivi! Caramba, tá tudo diferente por aqui! E vc está fazendo um baita sucesso, com aquilo que ama! Parabéns! Abraços, Priscila (do POnto de Encontro)

    ResponderExcluir
  6. Amei! Vou arrumar tempo e tentar fazer!

    ResponderExcluir
  7. Lindo! Quero fazer uma pra mim!!

    ResponderExcluir
  8. Você é extremamente talentosa tá de parabéns. Tudo de bom pra vc!!! bjuss

    www.dicasbolsasesapatos.com.br

    ResponderExcluir
  9. Acabei de fazer a minha seguindo seu PAP,fiz um pouco maior.Adorei o resultado! Obrigada por compartilhar o PAP!A foto está aqui: http://baudamariaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia eu apaixonei por essa bolsa se ela fosse ser vendida por quanto vc .vendiria?

      Excluir
  10. Eu simplesmente amei esta bolsa carteiro!

    ResponderExcluir
  11. Querida...muito obg pelo PAP, recebei uma encomenda de uma bolsa assim e já quebrei a cabeça atrás de um molde e PAP e não achava...vc não tem noção de como me ajudou...Deus a abençoe sempre....bjs... :)

    ResponderExcluir
  12. Amei, quem fizer se quiser me vender por um precinho camarada tô aceitando! Brigadinha! <3

    ResponderExcluir
  13. amei!obrigada pela explicação super detalhada!

    ResponderExcluir
  14. Linda! Maravilhosa!! Tudo que eu estava procurando!😘😊 Muuuito obrigada mesmo!😍👏👏👏👍👍

    ResponderExcluir
  15. Estou fazendo, quero tirar uma dúvida, a alça não precisa colocar nada dentro dela, não fica muito mole? Já fiz a estrutura toda da bolsa só aguardando a alça para poder colocar o forro, costurar e virar, só que preciso comprar o regulador que estou sem.Muito obrigada pelo pap, muito bom. Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá kakau, boa tarde!
      Se vc estiver fazendo nesse mesmo tamanho que indico no tutorial, não é necessário colocar nada dentro da alça, ela é dobrada de forma que fique com 4 camadas de tecido quando finalizada, sendo assim, não fica mole, ainda mais sendo uma bolsa pequena. Mas se preferir, poderá fazer a alça sem as dobras indicadas, e colocar alguma manta ou alça de algodão por dentro.
      Depois me mostra a bolsa pronta!
      Beijos

      Excluir
  16. será que da pra fazer para uma criança de 3 anos diminuindo as medidas?

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Eu amei esse modelo, mas cliente quer para colocar um caderno universitário.
    Você poderia me ajudar nas medidas por favor!
    Desde já obrigada!!!

    ResponderExcluir
  18. Hoje 23 de julho, estou me recuperando de uma cirurgia. Assim que melhorar vou fazer e enviar para vc ver. Um beijo e obrigado

    ResponderExcluir
  19. Fiz a bolsa, ficou linda, tô apaixonada, muito fácil de fazer, muito boa explicação. Coloquei bolsinho no forro.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário! :)