quarta-feira, 28 de junho de 2017

Bate-papo Artesanal #1 - Seu trabalho é efêmero?



Já reparou como tudo em nossos dias atuais leva à efemeridade? A palavra pode ser difícil, mas está presente em tudo ao nosso redor.
Antigamente comprávamos as coisas para durar. Hoje pagamos baratinho por algo xing-ling e amanhã compramos outra coisa, já que o de ontem não é mais novidade.
Antes os blogs eram a sensação, podíamos escrever longos textos e eles ficavam ali, arquivados bonitinhos, em ordem, e facilmente localizáveis. Podíamos voltar a lê-los quando quiséssemos. Hoje temos o Facebook, onde recebemos uma avalanche de informações a cada segundo na timeline, e se você quiser ver novamente algo que passou há um minuto na sua frente (e não se lembrar quem foi que postou), esqueça. Já foi, é passageiro, não volta mais. É transitório, efêmero.
E o nosso trabalho artesanal, como é? Será que tem algum valor duradouro? Nosso trabalho é lembrado ou temos que nos esforçar diariamente pra não sermos esquecidos ou substituídos pela próxima novidade? São lives infinitas, tutoriais gratuitos, vídeos no youtube e uma disputa desenfreada pelo reconhecimento nessa selva cibernética em que vivemos hoje.
Por favor, não me entenda mal. Não estou criticando as pessoas que assim o fazem, e lutam pelo seu reconhecimento. Tudo ao nosso redor praticamente nos obriga a isso, caso queiramos viver desse trabalho que tanto amamos.
E então chegamos nesse estado, onde diariamente corremos contra o tempo para fazer o nosso trabalho e postar nas trocentas mídias sociais que fazemos parte, esperando sermos vistos e reconhecidos. Sim, pois quando nosso trabalho é reconhecido, nós somos reconhecidos, e nada mais justo, quando trabalhamos com amor, dedicação e honestidade. Mas como cansa, hein? Essa efemeridade cansa. O que é novidade hoje, amanhã não é mais. Nada satisfaz a ninguém. Nada é duradouro.
Experimente ficar 1 mês sem postar em suas redes sociais. Talvez as pessoas mais próximas sintam falta, mas a maioria vai te esquecer rapidinho. E como estamos falando do nosso trabalho, logo ele será esquecido e substituído pela live da fulana, pelo grupo da sicrana, pela novidade de amanhã, de depois de amanhã...
Minha reflexão não é sobre as pessoas ou as ações em si, mas sim sobre nossas atitudes automáticas nesse mundo sem valores em que vivemos hoje, em que tudo passa muito rápido, como um sopro. Não assimilamos, não mastigamos as informações, não temos tempo para pensar e refletir, e assim como nós sempre queremos novidades, temos que trazer novidades para prender nosso público sempre, sempre e sempre. Porque se você não o fizer, será engolido e esquecido.

Nesses vários anos em que vivo no mundo do artesanato, muitas coisas mudaram e continuam mudando. Mas procuro cultivar algumas referências que guardo carinhosamente na memória, lembrando sempre da pessoa que fez/faz determinado trabalho, não apenas do trabalho dela em si. Quando comecei a costurar, em 2009, passei a admirar o trabalho de algumas artesãs, os que eu mais me identificava, seja pelo capricho, pelo estilo, pelo acabamento. E passei a respeitá-las não só como profissionais, mas como pessoas. Talvez algumas delas não estejam mais na ativa, acompanhando esse ritmo frenético e efêmero do mundo atual, mas ainda as admiro. São referência para mim. E se eu vir uma foto de um trabalho delas por aí, vou reconhecer, ainda que esteja sendo compartilhada a rodo por pessoas interessadas apenas em "como faz", dando os fajutos "créditos à artesã" que elas nem imaginam quem seja.
Que o senso de valor seja renovado na vida da gente. As facilidades estão aí, a um clique. Mas respire mais fundo, não fique na superficialidade. Procure o conhecimento sim, pois sempre temos o que aprender. Mas não seja oportunista, querendo tirar proveito de tudo e de todos. Valorize. E demonstre isso de vez em quando, pois faz um bem danado ao coração.
Afinal, por trás de toda essa parafernália virtual, existem seres humanos. :)

7 comentários:

  1. Bom dia! Também comecei em 2009...somos do tempo do Flickr , não é não? Rs
    Falou por mim...colocou em palavras tudo bom que penso. Valeu pra refletir. :)
    Bjo no coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Flavia!Tempo do Flickr! :)
      Lembro de vc desde o Flickr. Beijos

      Excluir
  2. Lindo texto....penso como voce....esta dificil ser humana...nessa selva virtual....namaste.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com cada palavra que você postou.
    Eu fico pra morrer quando alguém posta uma foto do trabalho em algum grupo e depois reclama que não teve curtidas.
    Eu quero que meu trabalho seja reconhecido. Quero que, quando alguém precisar de alguma bolsa, estojo, seja o que for, alguma cliente minha me indique por gostar do meu trabalho. Eu sou do RJ é me mudei para o PR há três anos e até hoje eu sempre estou mandando encomendas para lá pois as pessoas confiam no meu trabalho.
    Tenho dificuldade em divulgar pelas redes sociais. É muita informação junta. Fico zonza.

    ResponderExcluir
  4. Perfeito seu texto... Começamos na mesma época e lembro dos seus lindos trabalhos lá no Flickr... O tempo bom... Bjs e sucesso Fê by Fê Atelier

    ResponderExcluir
  5. Perfeito seu texto...Começamos na mesma época e lembro das suas postagens no Flickr. O tempo bom... Sucesso pra vc! Bj Fê - by Fê Atelier

    ResponderExcluir
  6. Verdade... Você falando das artesãs e me lembrei da Patch da Lu, minha inspiração desde que comecei em 2010, lembro dela e de você no Flickr também!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário! :)