sábado, 27 de junho de 2020

Dica de Fotografia de suas peças

Desde que me casei, em 2015, não encontrei em minha nova casa um local em que pudesse aliar luz natural com cenário adequado para fotografar meus produtos.
Foi então que decidi criar uma base e um fundo para as fotos.

FUNDO E CENÁRIO PARA SEU PRODUTO:

O cenário onde seu produto está inserido valoriza ou desvaloriza demais o mesmo, e pode atrair ou repelir os clientes.
Vejo por aí fotos de produtos super bem feitos, mas com fotos ruins, onde o produto está em cima da cama por exemplo, ou a gente vê várias outras coisas atrás que tiram a atenção e o profissionalismo.
Há várias maneiras criativas para montar um cenário, e manter o mesmo cenário vai criar uma identidade visual para seu produto, deixando mais profissional e colaborando com as vendas.
Fotos bem tiradas são fundamentais se você quer vender pela internet.

A solução mais viável para mim foi comprar papelão paraná e revesti-lo com contact. Uma placa forrei com desenho de madeira e outra fiz branco liso. Um rolo de contact é suficiente para revestir uma placa.
Preferi fazer assim porque alguns produtos (a depender da cor da estampa) ficam melhores em fundo branco, outros se harmonizam melhor com a cor da madeira.
Sendo assim, se o produto é pequeno, às vezes uso a base com a cor de madeira, outras vezes uso base branca.
Se o produto é grande, ou quero fotografá-lo em pé, preciso de um fundo neutro. Então fotografo na base de madeira e coloco o branco como fundo.
Quando não estou usando, junto as duas placa e guardo atrás do armário de tecidos.



 Placas de papel paraná revestidas com contact.

ILUMINAÇÃO

A iluminação é, junto com o cenário, o fator principal para uma foto bem feita.
Não importa se vc tem uma boa câmera ou tira fotos com o celular.
A iluminação adequada é que vai te dar uma foto com qualidade.
Nunca use o flash!
Se você tiver um lugar bom ou pode levar seu cenário ao ar livre, a luz natural com certeza é a melhor de todas para a qualidade das fotos. Mas claro, existem horários melhores, como o começo da tarde, ou logo pela manhã. Sol a pino não é legal, e sol direto no produto também não. Ou seja, foto na sombra, com luz natural é o ideal. Porém tudo o que tiver em volta vai interferir na luz e nas cores dessa luz. Um dia nublado vai dar um resultado diferente que um dia ensolarado. E as cores do que estiver em volta, ao refletir a luz sobre seu produto, vão interferir diretamente na cor do produto.
Por exemplo, eu tenho um quintalzinho onde poderia levar meu cenário e fotografar com luz natural. Mas todas as paredes do quintal são pintadas num tom de marrom, o que reflete numa tonalidade amarelada / alaranjada na foto do meu produto. Se as paredes fossem brancas, com certeza o resultado seria satisfatório.

Se você não tem um lugar legal para fotografar ao ar livre, procure em sua casa um lugar bem iluminado, próximo a uma janela, para aproveitar ao máximo a luz natural. É interessante que a luz incida lateralmente sobre seu produto. Luz vinda de cima vai criar sombra quando vc se aproximar para fotografar.
Tendo uma luz natural vinda de uma lateral, na outra lateral vc pode colocar em pé uma placa ou cartolina branca, para que a luz natural seja refletida nela. Ajuda muito.

Hoje eu tenho um kit de iluminação, que são tripés com sombrinhas difusoras de luz (veja meu cenário nas fotos). A luz natural no meu atelier é pouquíssima, e foi a melhor solução para mim.
Mas antes de comprá-lo, eu levava meu cenário para a cozinha (isso mesmo!), que é o lugar mais bem iluminado da casa, com luz natural vasta no período da manhã. E como os azulejos e armários são brancos, isso ajudava muito para refletir a luz. Sendo assim, eu colocava minha base no chão, encostava o fundo nas cadeiras e fotografava.
Ninguém imagina as acrobacias que a gente faz pra tirar uma boa foto! rs.


Kit de sombrinhas para iluminação.

EDIÇÃO DAS FOTOS

Sim, toda foto precisa ser editada. Mesmo fotografando com boa luz e um bom cenário, na maioria das vezes será preciso usar editores pra corrigir a luz, a tonalidade das cores, recortar a imagem, etc.
Ah, outra dica que não falei: não use o zoom da câmera. Tire as fotos sempre em alta resolução e depois recorte na edição.

Eu diria que isso é o básico para boas fotos. Mas tem vários outros detalhes que vamos aprendendo para melhorar as fotos do nosso produto.

Foto da Bolsa Cleo tirada em meu pequeno estúdio.  

Agora me conte:

Você tira boas fotos de seus produtos?
Essas dicas ajudaram você?

11 comentários:

  1. Ameiiii Vivi as dicas!!!
    Muito obrigada!!

    ResponderExcluir
  2. Dicas maravilhosas. Estou melhorando para vista do início. Mais ainda preciso melhorar muito mais.
    Gratidão
    Deus abençoe

    ResponderExcluir
  3. Sim. Ajudaram muito. Concordo que uma boa foto ajuda muito. Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Eu tiro fotos dos meu mimos,gostei muito da sua orientação. Muito abrigada

    ResponderExcluir
  5. Amo suas dicas e ensinamentos,me ajuda muito.

    ResponderExcluir
  6. Amei as dicas !!!Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  7. Nossa Vivi vc é maravilhoso , sempre passando dicas incríveis
    Gratidão ❤

    ResponderExcluir
  8. Obrigada pelas dicas ajudaram muito.

    ResponderExcluir
  9. Obrigada por comoartilhar seus conhecimentos! ❤️

    ResponderExcluir
  10. Ajudaram e muito. Obrigada por compartilhar conosco.

    ResponderExcluir
  11. Dicas valiosíssimas... Muito grata!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário! :)